quarta-feira, 28 de março de 2012

Resenha Descritiva: As Pérolas - Lygia Fagundes


As Pérolas é um dos 20 contos que esta inserido no livro “Antes do Baile Verde” da autora Lygia Fagundes e conta a  história de um casal , Lavínia e Tomás que se amam e viviam bem até o marido ficar doente e ficar sabendo que pode morrer a qualquer momento.O conto mostra um diálogo entre Lavínia e Tomás, enquanto a esposa se prepara para uma reunião com um amigo que esteve viajando há mais de um ano.
   Doente, Tomás não iria à reunião e conversava com sua esposa enquanto a mesma se arrumava elogiando-a, mas prevendo o que aconteceria naquele encontro e tinha certeza que seria o primeiro segredo entre o casal, pois sua esposa não lhe contaria mais nada depois daquela noite. Não era um delírio, Tomás tinha herdado o dom de pressentir de sua mãe e achava isso, pois Roberto em um jantar antes do seu casamento elogiou a sua esposa pelo vestido preto e o colar de pérolas que ela usava, e disse que a mesma deveria se casar de preto, em uma época em que as mulheres se casavam de branco. O marido angustiado imaginava sua esposa e seu amigo um ao lado do outro em silêncio, e o braço dele encostando-se ao braço dela.
   Lavínia amava Tomás e se preocupava com o estado de saúde dele, observa ele pelo espelho perguntando se ele estava se sentindo bem e afirmando que gostaria de ficar em casa ao seu lado. Ela estava inocente de tudo que iria acontecer no encontro com Roberto.
  Com lembranças que Tomás tinha sobre seu amigo, começou a imaginar o que aconteceria naquela noite, pois sua esposa estava com o vestido preto e estaria com Roberto, mas o mesmo queria alterar a cena que esta na sua mente e escondeu o colar de pérolas em seu bolso.
  Enfim o marido não queria que sua esposa o deixasse enquanto ele estivesse vivo e queria mudar o que ele previa que aconteceria e ficava muito triste imaginando que estaria debaixo da terra e sua esposa estaria com outra pessoa, mas o mesmo percebeu que ele não poderia mudar o que esta por vir restava a ele esperar sua esposa retorna daquela reunião.No final termina gritando Lavínia pela janela e devolvendo o colar dizendo ter achado o acessório.

Laise de Jesus Pereira Santos
Graduanda do curso de Bacharel em ciências Contábeis - vespertino

Referências:
FAGUNDES,Lygia.As Pérolas. Disponível em: http://www.sagradomarilia.com.br/arqdownloads/antesdobaile.pdf .Acesso em 12 fev. 2012.


Um comentário:

  1. Obrigada, me ajudou a entender o texto. Preciso resumir para apresentar..

    ResponderExcluir